Vantagens e desvantagens de poder trabalhar de qualquer lugar


Blog / quarta-feira, janeiro 4th, 2017

Eu estou em uma viagem com meus pais para a nossa cidade natal, Belém. Mas essas na verdade não são férias porque eu me divido entre festividades familiares e trabalho.

Sim, eu optei por trabalhar durante essa viagem e isso quer dizer passar umas boas horas sentada em frente a um computador.

Ontem não consegui publicar um texto no blog porque surgiu uma viagem inesperada para a praia.

E já que eu não iria me sentar para escrever, decidi colocar algumas ideias no meu bloco de notas (Keep) e ir anotando no caminho. O texto ficou pronto mas a internet do celular parou de funcionar antes de eu publicar o texto. Damn!

Esperando chegar na casa em que ficaríamos para ter acesso ao wifi, descubro que o wifi também não está funcionando, só me restando uma coisa: falhar com o desafio por um dia.

A falha já era algo que eu estava esperando, falei sobre isso no início do projeto. Só não imaginava que falharia já no terceiro dia.

É por isso que no artigo de hoje, decidi falar das 3 vantagens e 3 desvantagens que percebo sobre o trabalho em casa. Veja:

Vantagem 1: Não pegar trânsito diariamente

Tem coisa melhor do que não pegar o trânsito das 8 da manhã e das 6 da tarde? Não, não tem!

Desvantagem 1: Pouco contato com outras pessoas

Ir para o trabalho também significa encontrar diversas pessoas e trocar ideias. Quem trabalha em casa, sozinho ou com poucas pessoas, acaba perdendo esse ritual de socialização.

Vantagem 2: Trabalhar por produção e não para cumprir hora

A maior vantagem de todas! Eu estabeleço horários para começar e terminar, mas esse horário não precisa ser cumprido completamente se eu conseguir terminar tudo em menos tempo.

Desvantagem 2: Trabalhar durante uma viagem

Como eu falei no início, eu estou viajando sem estar de férias. O que quer dizer que eu ainda preciso produzir mesmo quando as pessoas assumem que estou de férias porque estou viajando.

Vantagem 3: Poder trabalhar durante viagens

Apesar de ser uma desvantagem, trabalhar em uma viagem também é uma vantagem porque você tem mais liberdade para se deslocar durante o ano todo sem que isso atrapalhe sua produção.

Desvantagem 3: Pode tomar seu tempo de lazer

Trabalhar em casa pode tomar seu tempo de lazer (e viagens). É preciso muita organização e disciplina para que você não deixe que o trabalho tome conta do seu dia.

É preciso ter muito cuidado com as distrações e a vontade de procrastinar durante todo o dia para que você não passe mais tempo do que o necessário trabalhando.

Conclusão

Eu quis ser um pouquinho justa, colocando o mesmo número de vantagens e desvantagens. Mas acredito que as vantagens de se trabalhar em casa são maiores. Não só eu tenho mais tempo (porque não perco no trânsito), como eu economizo (não gasto com transporte ou alimentação fora todos os dias).

Eu não preciso me estressar com essas dificuldades, especialmente nas principais cidades do Brasil onde o trânsito e o transporte público são caóticos.

Quero voltar a trabalhar fora, em uma empresa com mais pessoas. Mas especialmente agora, me sinto bem por ter a possibilidade de aprender, produzir, compartilhar e trabalhar de qualquer lugar.

É uma experiência que tem me possibilitado desenvolver um lado mais organizado, produtivo e empreendedor. Tudo isso sem me desconectar do meu bem estar físico e mental.