Uma reflexão sobre a pergunta: qual é seu objetivo de carreira?

Categorias Blog
qual é seu objetivo de carreira

Passando pela necessidade de responder a pergunta: qual é seu objetivo de carreira, eu me deparei com um certo branco.

Eu não consigo explicar detalhadamente onde eu espero estar daqui há alguns anos em relação a minha carreira. Eu posso explicar o que eu quero de maneira geral e o que eu gosto. Contudo, qual objetivo maior que eu sonho atingir, de maneira tão específica?

E isso me fez abrir os olhos. Viver no presente é excelente, mas é preciso também trabalhar hoje para algo mais interessante e que vai me dar orgulho amanhã e depois e depois…

Mas como eu posso fazer isso?

Como exercício, eu separei coisas que eu gosto academicamente e profissionalmente, pensando em como o aprendizado pode me ajudar a alcançar uma posição voltada para a minha carreira.

Na Academia

Bem, eu sou da área de comunicação social. Sou graduada em jornalismo e trabalho como produtora de conteúdo para web. Gosto do que faço.

Como eu posso explorar essa experiência para o futuro? Eu sinto que já estou no caminho certo, mas como vou saber que estou me aproximando da linha de chegada?

Existem basicamente duas coisas que gosto bastante na minha área de comunicação: novas mídias e como nós, seres humanos em sociedade, nos ajustamos para uma vida na mídia (ou nas novas mídias).

Gostaria de separar um tempo para entender o uso das mídias não só na perspectiva das pessoas enquanto indivíduos, mas delas como produtores de conteúdo também, e usuários da internet, compartilhadores de opinião e ainda consumidores.

Além disso, a sociedade também involve a economia e as políticas. Como isso tudo se ajusta, quais são os desafios e quais são as vantagens?

É por isso que vou fazer um mestrado em comunicação digital, para pensar sobre tudo isso.

No mercado

Além disso, existem basicamente duas coisas que são interessantes no contexto de mercado de trabalho.

A possibilidade de continuar pensando, produzindo e compartilhando conteúdo digital educativo; e poder desenvolver um lado mais empreendedor, onde eu possa explorar mais as potencialidades das novas mídias.

Como conectar tudo isso à pergunta: qual é o seu objetivo de carreira?

Talvez não exista uma resposta perfeita, porque o futuro é realmente uma coisa incerta.

Mas, na maior parte das vezes, somos nós os responsáveis pelas oportunidades que aproveitamos. Quem sabe o que procura e o que quer, fica mais naturalmente atento às oportunidades. 

É por isso que eu criei este blog, para explorar minhas possibilidades enquanto empreendedora e comunicadora no contexto digital.

Acredito que não preciso saber todas as respostas possíveis para esta pergunta. Fazer e compartilhar meus aprendizados é mais importante agora.

Buscar aprender cada vez mais, tanto através do mestrado, quanto através de projetos, são maneiras que encontrei para chegar mais perto da carreira e de uma vida que desejo.

O que você está fazendo hoje pela sua carreira?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *