Por que eu decidi fazer mestrado em comunicação digital no exterior

Categorias Blog
mestrado em comunicação digital

A vida é realmente uma coisa muito interessante. Eu me inscrevi para um único programa de mestrado de comunicação digital em 2016, uma coisa imperdível, uma oportunidade no exterior que eu tinha que tentar.

Recentemente, eu recebi a carta de aceitação desse programa, que vai começar em outubro. Serão dois anos totalmente dedicados ao mestrado. Serão os meus 24 aos 26 anos dedicados a isso!

Wow! Em meio a correira das documentações, resolvi tirar um tempinho para pensar sobre tudo isso. É engraçado saber que meus dois próximos anos já estão decididos assim e que esse passo pode mudar o rumo do meu futuro pessoal e profissional.

Antes desta carta, a minha vida estava bem aberta. Eu tenho algumas metas curtas, mas nada muito permanente. Antes, eu era só mais uma profissional com graduação tentando construir algo relevante no mercado. 

Agora, eu estou me preparando para ser alguém que realmente pensa sobre comunicação digital de uma maneira mais profunda, mais global e altamente voltada para liderança.

Apesar de ser algo da academia, este mestrado que resolvi me inscrever também é altamente voltado para o mercado. Então, eu espero ganhar a expertise necessária para lidar com esses dois mundos.

A grande pergunta deste post é: por que?

Existem algumas razões para eu optar pelo mestrado. Abaixo, vou falar sobre cada uma delas.

Bacharelado não é tudo

A primeira delas é que eu realmente queria voltar para a universidade. Apesar de um bacharelado ser bacana, eu sempre achei que esses 4 anos são mais introdutórios que qualquer outra coisa.

Acredito que usar mais dois anos para viver a experiência da universidade após a graduação é importante para quem acredita que precisa se desenvolver ainda mais.

Ser especialista

Outra razão do mestrado é que eu desejo mais foco. Na graduação, eu aprendi várias coisas e explorei todas as minhas possibilidades. Agora o que eu quero é virar autoridade em uma área e realmente ser uma especialista no assunto. Acredito que o mestrado me dará uma visão mais clara do que eu quero ser autoridade e me dará mais ferramentas para construir esse caminho.

Viver a diversidade

A terceira razão da minha escolha foi o programa de mestrado em si que eu irei participar. O programa tem um aspecto global. Viverei em dois países em uma turma de alunos de diversos lugares e países do mundo. Em tempos como o nosso, em que há uma tendência constrangedora ao “nacionalismo” elevado e ao fechamento de portas para o outro, acho essencial conviver, aprender e compartilhar com pessoas de outras culturas e outros países.

Acredito que muitas pessoas tem dúvidas sobre fazer ou não um mestrado ou uma pós-graduação depois da graduação. E também se é possível fazer isso no exterior.

Eu mesma estava em dúvida sobre os caminhos a seguir. Minha resposta para você é que, de fato, não existem caminhos certos ou errados. Você precisa estar aberto as oportunidades que podem aparecer e aberto a experimentar. E sim, existem oportunidades fora do Brasil e nem precisa ser rico para aproveitá-las!

O importante é buscar sempre se desenvolver. Pode ser na universidade, pode ser começando seu próprio negócio, pode ser em um emprego público ou mesmo em uma multinacional. Mas nunca parar de perseguir e nunca parar de aprender é essencial para qualquer jornada que decidir.

Mais para frente, eu vou entrar mais em detalhes do meu programa de mestrado, como conseguir bolsas e até compartilhar minhas experiências de preparação. 🙂 Pode ser algo que você tenha interesse e eu fico muito animada em compartilhar isso com todos. 

2 ideias sobre “Por que eu decidi fazer mestrado em comunicação digital no exterior

  1. Oi Yasmin tudo bem? Parabéns pelo post! Pesquisa muito sobre o assunto e é difícil achar informações.. Sou formada em relações públicas e trabalho com marketing digital. Estou procurando me inscrever em mestrados de comunicação digital no exterior também. Você poderia me indicar universidades em que possa ser prestado concurso de bolsas? Obrigada!!

    1. Oi Bárbara, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário!
      Eu consegui uma bolsa de mestrado da Erasmus + (Erasmus Mundus), um programa da Comissão da União Europeia. Talvez você já tenha ouvido falar.
      Eu vi a oportunidade do meu programa aqui: http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus/results_compendia/selected_projects_action_1_master_courses_en.php

      A minha dica é ter alguma experiência internacional já, nem que seja algo pequeno mas relevante, e construir uma carta de motivação sólida.

      Mais para frente eu vou fazer um artigo explicando tudinho para quem se interessar.

      Espero que você consiga o que procura! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *