Falta de tempo: por que você não faz o que precisa fazer


Blog / domingo, janeiro 22nd, 2017

Muita gente diz que não faz isso ou aquilo por falta de tempo. “Ah, eu não faço natação porque trabalho o dia inteiro”, “ah, eu não viro vegana porque não tenho tempo para cozinhar” e “ah, eu não começo meu blog porque não tenho tempo para escrever nele..”.

O que não falta é desculpa. Sim, todos esses eu não faço x por causa de falta de tempo é pura desculpa. E eu sei que é desculpa porque eu mesma sou assim, às vezes. Digo, “não produzi mais hoje porque faltou tempo”.

Mas a verdade é que o que faltou foi foco. O puro e simples foco no cumprimento da tarefa. E falta de foco é falta de priorização e concentração.

Por isso, neste artigo você vai descobrir 5 fatos sobre gerenciamento do seu tempo que você precisa conhecer. Comece a aplicar essas dicas se realmente quiser ser um realizador ao invés de simplesmente reagir ao que acontece no seu dia. É com ação que as coisas mudam e é com ação que você vai conseguir o que deseja.

1. Elimine os excessos

A nossa sociedade preza muito a ideia do “ocupado”. Estar ocupado e cheio de coisas para fazer é sinônimo de que as coisas vão bem. Mas se você está atolado de coisas, isso não é nada bom nem para a sua saúde e muito menos para que as coisas realmente sejam feitas.

O primeiro passo para começar a parar de sentir que falta de tempo para fazer tudo é eliminar processo em excesso que você cumpre pelo simples hábito. Por exemplo, quando você chega no trabalho, abre 100 abas ao mesmo tempo com tudo o que você tem mente para fazer durante o dia.

Você começa fazendo uma coisa e daí muda para fazer outra coisa que tinha esquecido, e daí enjoa daquilo e volta para a tarefa anterior, e depois se lembra que precisa responder um email etc etc.

Tudo isso são coisas que nos fazem nos sentir ocupados, mas são pura ilusão. Se sentir ocupado, mas não conseguir cumprir nada direito e ainda ficar estressado, é um claro sinal que a maneira como você lida com o tempo está errada. E a solução é prestar atenção na forma como você faz as suas atividades.

Faça uma lista do que é realmente importante e uma lista das coisas que são puro excesso. Observe aquilo que você faz como forma de atrasar a chegada da tarefa que realmente importa.

2. Perceba “válvulas de escape” (procrastinação)

Pare agora e pense: o que faz que faz você literalmente perder tempo? Eu tenho uma resposta para mim: Facebook. Eu odeio admitir isso (mas admitir é importante!) que o Facebook faz eu perder tempo. O Facebook é minha válvula de escape da procrastinação. Quando eu quero procrastinar, eu entro no Facebook!

E aí, qual é a sua? Muita gente passa hora no WhatsApp, outros no Instagram ou YouTube. Outros ficam assistindo televisão demais, passam horas jogando video game ou até dedicam tempo demais no bar (vai saber). Muita gente perde tempo deitado horas na cama… cada pessoa tem um ou mais hábitos de excesso.

3. Produza em menos tempo

Eu gosto muito da ideia de ter uma deadline apertada para fazer o que você tem que fazer. Isso força duas coisas: concentração e priorização.

Se você só tem 25 minutos para escrever um texto, você vai logo escrever o bendito texto. Não vai ficar entrando no seu Facebook ou vai buscar um café para acordar… Você vai escrever o seu texto!

Por mais que seja chato ter uma deadline, para quem busca fazer o que precisa ser feito e aumentar sua produtividade, a solução é sem dúvida criar algumas regras.

Colocar uma deadline é pura e simplesmente colocar uma intenção para a sua tarefa e cumpri-la, custe o que custar. Uma coisa que me ajuda a escrever mais rápido é a união de música + block & focus ativado + uma tarefa para cumprir.

Com isso, eu consigo entrar no estado de flow mais rapidamente e terminar o que eu preciso terminar.

4. Tenha um desafio com data para começar (e acabar)

Quando você fala “quero começar um blog mas não tenho tempo” e “esse ano vou começar um blog”, é a mesma coisa que falar, eu tenho 365 dias, 52 semanas e sei lá quantas milhares de horas para começar um blog.

Você então pode começar um blog até 31 de dezembro desse ano, às 23:59. Bastante tempo para criar um blog. Você está fazendo isso errado, não é mesmo?

É por isso que criar desafios com datas para começar e terminar é tão importante quanto as deadlines diárias para fazer suas tarefas.

Participe de algum desafio que envolva se dedicar por 30 dias, por exemplo. Quando eu queria me tornar vegana, eu comecei a escutar um podcast chamado 30-Day Vegan Challenge, que foi importante para que eu tivesse uma motivação diária para continuar na busca.

Se você quiser começar um hábito novo, como o de escrever todos os dias ou parar para comer carne, depois do desafio dos dias, você estará forte o suficiente para continuar.

Se seu desafio for construir um projeto, como um blog, estabelecer um dia para que tudo esteja realmente no ar é essencial. Então, bora lá, de quando a quando você quer construir seu projeto, mudar de vida ou perder 5kg?

5. Catalogue suas atividades e faça junto

Ao invés de responder email durante todo o dia entre uma tarefa e outra, que tal separar um hora do dia para responder todos os emails e depois não olhar mais para eles?

Ao invés de escrever 100 palavras para blog e depois ir fazer uma imagem para o seu instagram e depois voltar e escrever mais 50 palavras e arrastar isso o dia inteiro, que tal escrever 500 palavras para o seu blog, editar e agendar a publicação para só depois ir criar suas imagens no instagram?

E que tal agendar logo todas as imagens do instagram para a semana inteira?

O ponto aqui é, perceba o que você faz que é similar e junte tudo isso para fazer logo. Ao catalogar, você já coloca sua mente no estado que precisa para fazer tal tarefa. Então aproveite o embalo e já faça tudo. A outra vantagem disso é que você não fica pensando “ah, o que será que eu faço agora?”. 

Uma boa forma de entender seu dia é colocando tudo no papel e então criando checklists diárias que supram suas tarefas.

Se você sente que falta tempo, aceite: falta mesmo é priorização e concentração. Agora que você já sabe o que fazer para fazer o que precisa fazer dentro do tempo que você tem, não tem mais desculpa!