Como escutar música no trabalho me ajuda a chegar no estado de flow

Categorias Blog
escutar música durante o trabalho

Eu sempre fui uma apaixonada por música e dança. Eu digo que a coisa mais incrível do mundo foi a invenção dos musicais, justamente porque em uma peça de teatro ou filme, temos dança e música como algo natural. Acho fascinante.

E por causa disso, eu também adoro trabalhar com música. Já que passo umas boas horas na frente do computador, é um desperdício não aproveitar esse tempo descobrindo músicas novas, ouvindo minhas favoritas ou simplesmente deixando tocar o álbum inteiro de uma banda.

E uma das coisas que mais gosto de sentir quando estou trabalhando e escrevendo com música, é que ele me ajuda a chegar mais rápido no estado de “flow”.

O estado de Flow

Quando nossa mente experimenta um estado de flow, quer dizer que ela está altamente focada na tarefa atual. Tão focada que o resto do mundo desaparece!

Esse é exatamente o estado que você quer atingir quando precisa escrever algo novo ou simplesmente produzir bem no trabalho. Quando estamos no estado de flow as coisas acontecem exatamente com isso, mais fluidez.

Tudo avança mais rápido, você consegue completar sua tarefa com total atenção naquilo, sem se distrair ou querer procrastinar.

É perfeito!

E a verdade é que o estado de flow não é só uma coisa boa para o seu trabalho, mas uma coisa boa para a vida. Estudos mostram que estado de flow é basicamente um exercício meditativo. Abaixo, você pode ver uma palestra sobre Flow com o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi.

[ted id=366 lang=pt-br]

O papel da música para o estado de flow

A música é algo prazeroso. A maioria das pessoa gosta de escutar música justamente porque ela chega a região do cérebro que libera dopamina.

E já que estamos falando da relação de flow com música, você vai descobrir na prática esses benefícios:

  • Você vai completar trabalhos entendiantes com mais facilidade

Todo trabalho tem seu lado entediante e repetitivos. Normalmente quando estou trabalhando com uma planilha de excel, meu trabalho fica mecânico e é nesses horas que eu mais gosto de estar com o meu fone escutando uma sequência de músicas conhecidas e alegres.

Eu termino mais rapidamente esse trabalho mecânico sem me estressar ou pensar em muita coisa.

  • Você vai performar melhor na sua área de especialidade

A verdade é que ao escutar música fazendo aquilo que você é realmente muito bom, como escrever, você vai conseguir melhorar sua performance.

Isso porque, claro, a música te ajuda a chegar no estado de flow. Então, você estará muito mais focado naquilo que realmente está fazendo.

Na hora de escolher minhas músicas, utilizo o Spotify Premium, que não tem propaganda no meio atrapalhando e tem um número enorme de músicas.

Quais tipos de música escutar?

Em geral, eu gosto de escutar músicas conhecidas porque não tem mais aquele “elemento surpresa” que pode fazer eu perder o foco. Uma música nova com letra pode ser ruim para o seu estado de flow porque ao aprendermos algo novo, nosso ´cérebro libera dopamina.

Além disso, quando preciso de foco total, de um flow 100%, prefiro escutar música com pouca letra. E é aí que cada pessoa tem seu gosto e pode escolher aquilo que mais faz sentido.

Eu gosto de escutar música eletrônica, como os remixes do Kygo ou as novas do Martin Garrix. Algo nessas músicas me dá o ânimo que gosto de sentir para completar as tarefas que exigem foco.

Mas a verdade é que as músicas clássicas são as melhores opções na hora de aumentar sua performance mental.

Para criatividade, vale a pena combinar suas músicas com o Coffitivity, que é um som de pessoas e murmurinhos de cafeteria ou biblioteca. Vale a pena experimentar!
E aí, você também escuta música durante o trabalho para melhorar seu estado de flow?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *