Como economizar e se preparar financeiramente para estudar fora

Categorias Blog
como economizar e se preparar financeiramente para estudar fora

Estou lendo o livro O Homem Mais Rico da Babilônia do George S. Clason e me perguntando porque demorei tanto para tirá-lo da estante.

Esse livro publicado em 1955 utiliza-se da boa e velha parábola para dar ensinamentos sobre dinheiro. Como economizar, ter mais dinheiro e viver uma vida mais satisfatória.

Tudo o que todo mundo quer saber, certo? Especialmente quem sonha em fazer as malas e ir estudar fora do país. 

Pode parecer impossível economizar e investir em um intercâmbio quando temos boleto e contas à pagar, não é?

Mas mesmo com todas as objeções que surgem agora na sua cabeça, acredite que é possível sim começar a se preparar financeiramente para a sua experiência fora do Brasil.

Lembre-se: mesmo que você esteja tentando uma bolsa de estudos, você ainda vai precisar de dinheiro para algumas partes burocráticas, como tirar passaporte, teste de proficiência em algum idioma, visto, traduções juramentadas e etc. Vamos entrar nesses gastos em um outro artigo.

Por isso, é muito importante que você comece a economizar desde já, mesmo que não pretenda se aplicar para nada ainda.

Vamos às dicas? Logo no início, Clason nos dá um ensinamento importante. Ele diz que parte do que você ganha deve pertencer somente a você. Esse pensamento por si só é genial!

Parte do que nós ganhamos pertence exclusivamente a nós mesmos.

Nós trabalhamos para isso. 

Tire todas as contas, os boletos, os gastos… isso tudo não pertence a você. Isso tudo pertence ao governo, a companhia elétrica, a empresa de cartões de crédito.

Se você gasta tudo o que ganha para eles, você está trabalhando PARA OS OUTROS. Os seus ganhos estão indo PARA OS OUTROS.

Pense em como isso é sério. Há quanto tempo você vem trabalhando horas da sua vida para os outros?

Por isso, ele nos conta algumas soluções essenciais para deixar de trabalhar para os outros e ter certeza de que parte dos seus ganhos sejam para você, exclusivamente.

Quando os seus ganhos são para você, você pode seguir seu sonho com eles! Ou seja, preparar-se para uma temporada ou uma vida em algum país que sempre sonhou conhecer.

Fiz essa lista baseada no livro. Espero que goste. E para entender melhor, vale muito a pena adquirir uma cópia para ter sempre à cabeceira quando se esquecer dos ensinamentos.

1. Economize pelo menos 10% dos seus ganhos

Se você recebe mil reais por mês e gasta todos os mil, você está trabalhando para os outros. Então, comece agora mesmo a poupar no mínimo 10% dos seus ganhos.

Não importa se você acha que precisa de todo o dinheiro. O primeira passo é acreditar que você só tem 90% dos seus gnahos para viver. Os outros 10% estão fora da jogada. Ok? Ok!

2. Controle os seus gastos

Chegou a hora de pegar todos os seus gastos e parar para refletir: quais deles são essenciais e quais deles eu posso cortar? Onde eu posso economizar?

Será que eu posso diminuir o preço do pacote de internet e televisão? Será que eu posso tentar economizar da energia elétrica ou cortar algum luxo?

Não tenha medo de cortar gastos, se for preciso. Em geral, você nem precisa. Tudo o que precisa é ter mais controle deles e parar de gastar desmedidamente.

Atualmente, temos muitos apps gratuitos que podem nos ajudar a ter controle dos nossos gastos. Dê uma pesquisada no Google Drive ou na Apple Store.

3. Encontre uma forma de multiplicar seu rendimento

Essa pode ser a parte mais difícil porque depende muito de cada pessoa encontrar uma maneira de por esse plano em prática.

Mas no primeiro momento algo simples como criar uma poupança que rende todo mês já é alguma coisa. Outra opção é investir seu tempo (e algum dinheiro) em algum projeto que você pode sabe que pode gerar renda. 

4. Melhore suas habilidades

Procure sempre aprimorar suas habilidades e suas capacidades. Busque sempre aprender algo novo e ser o melhor que conseguir.

Foque em desenvolver habilidades que permitirão que você consiga melhorar seus rendimentos.

Parece uma dica boba, mas quando você foca em aprender sempre e melhorar suas habilidades, você está investindo em ser uma pessoa mais preparada para ter mais dinheiro e render mais. Não negligencie esse passo. Para mim ele é um dos mais importantes!

O livro ainda tem outras dicas interessantes sobre como economizar e se tornar rico. Mas a ideia principal é uma só: economize, gaste pouco, aprenda sempre e faça seu dinheiro trabalhar para você.

Esses são os princípios  básicos para que você consiga economizar para realizar os seus sonhos, desde investir em um negócio até fazer aquela sua viagem. Prepare-se o quanto antes, você nunca sabe quando a oportunidade vai surgir.

It’s more practical to chase skills, and PREPARE for opportunities. – Darius Foroux

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *