Como aumentar sua produtividade no trabalho e em projetos pessoais

Categorias Blog
como aumentar produtividade no trabalho

O mercado de trabalho é muito exigente. Sempre buscam pessoas que tenham um ritmo acelerado, capaz de aprender e de atingir resultados rapidamente.

Além disso, temos nossos projetos pessoais, que não queremos deixar de fazer só por causa do trabalho, não é mesmo?

Como produzir bem para esses projetos e se manter sempre energizado no trabalho? Como aumentar sua produtividade?

Uma coisa que eu aprendi nesses meu ano de trabalho em tempo integral é que existem alguns processos que podem facilitar a produtividade.

E é eles que eu vou dividir com você neste artigo rápido.

A importância de uma checklist

Uma checklist, ou lista de afazeres, é de inacreditável importância para o meu trabalho. Antes mesmo de eu ligar o meu computador, a primeira coisa que eu faço de manhã é escrever o que eu quero atingir no dia. Essa lista não passa de 6 tarefas.

Eu vou cumprindo uma coisa de cada vez e fazendo o bom merecido risco em cima de cada tarefa completa. Ah, que sensação boa! 🙂

Tire o mais importante do caminho primeiro!

Na sua checklist, deve ter no máximo duas ações prioritárias para aquele dia.

Normalmente é o tipo de coisa que precisa ser feito ainda naquele dia por mil razões. Essas coisas normalmente são trabalhos urgentes que não fazem parte do trabalho recorrente. Ou se fazem, tem uma hora específica para estarem prontas.

Faça estas tarefas primeiro. Sentou na frente do computador, já faça aquilo. Mesmo que seja algo que demande esforço, ao cumprir essa coisa importante antes das 10 horas da manhã, seu dia ficará muito mais leve para cumprir as tarefas recorrentes. Vai por mim!

Não seja multitarefa, faça uma coisa de cada vez

Essa não vou nem explicar. Você já sabe.

Lembre-se do seu compromisso

Quando estamos na correria do dia a dia, é fácil esquecer dos motivos que nos levam a estar ali. Quando bater essa incerteza, é importante se lembrar das suas razões e do seu compromisso com aquilo.

É importante não ficar muito dependente da sensação de entusiasmo para ser produtivo no trabalho. Faça de acordo com o seu compromisso, responsabilidades e valores.

Ah, e foque em transformar suas ações de produtividade em hábito, porque uma vez parte da sua rotina, você não sofrerá tanto para cumprir esse compromisso.

Tenha metas diárias, semanais e de longo prazo

Uma vida sem metas e um lugar para se chegar é uma vida sem propósito. Tenha um propósito, um lugar onde você quer estar daqui a um ano e das coisas que você precisa fazer para chegar lá todos os dias.

Quando você sabe para onde quer ir, fica mais fácil agir todos os dias e se motivar.

Encontre uma maneira de medir se você está no caminho certo e se está mais perto da sua meta. Uma maneira que eu uso é por planilha de produção no trabalho.

Ser produtivo não significa fazer mais, mas fazer com compromisso e priorização. É assim que você conseguirá uma evolução mais competitiva e saudável da sua forma de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *