Começando de novo em uma nova cidade com a melhor atitude


Blog / segunda-feira, fevereiro 26th, 2018

Há mais ou menos um mês, eu comecei um novo semestre em uma nova universidade. Eu me mudei da Áustria depois de passar mais de quatro meses estudando lá e me acostumando a fazer as coisas do jeito austríaco. Eu até tentei falar Alemão durante minha estadia lá, como Sprechen Sie Englisch? (Você fala inglês?)

Mas mesmo me acostumando com a vida na Áustria, chegou o momento de me mudar mais uma vez. Dessa vez eu estou em Bruxelas, na Bélgica. Agora eu estou tendo que me reajustar a uma nova cama, vizinhança, universidade e idioma(s). Do alemão, agora eu estou ouvindo na maioria das vezes o francês, apesar de estudar em uma universidade de língua holandesa.

As pessoas que eu conheci na Áustria se mudaram para outros países enquanto outros ficaram por lá. Eu deixei um namorado austríaco para trás, e também a minha bicicleta.

Quase um mês se passou e agora estou me sentindo melhor. Eu ainda estou descobrindo a cidade, os lugares e atividades que importam para mim, para que eu me sinta mais em casa, fazendo as coisas que eu realmente gosto.

O período de ajuste pelo qual tenho passado é também sentido por muitas pessoas que se mudam para outro país ou cidade. Se você se muda para outro país ou volta para a sua cidade natal, é bem estranho ter que construir sua vida outra vez e se ajustar a uma nova rotina e cenário.

Uma coisa que é importante de lembrar se você está passando por isso é que:

É normal se sentir deslocado e até ansioso.

Eu perdi o sono na primeira semana que cheguei em Bruxelas porque eu não estava acostumada com minha cama e meu quarto.

Eu me senti ansiosa pensando em todas as coisas que eu tinha que fazer e comprar. Registro na cidade e na universidade, entender como funciona o transporte público, onde encontrar produtos veganos e lugares legais para comer… Coisas pequenas se transformaram em preocupações que tiraram meu sono.

Mas enquanto as coisas se desenvolviam, eu comecei a me  sentir mais relaxada. É apenas uma questão de tempo para você se acostumar com a sua nova realidade. As coisas podem acontecer devagar, então a gente tem que respirar e viver um dia de cada vez.

Seus novos hábitos dependem de você

É fácil ficar aí parado e não fazer nada porque você não conhece ninguém na sua nova cidade, ou não tem idea do que tem na sua vizinhança. Mas você tem a internet! Você pode pesquisar o que está acontecendo na sua nova cidade e encontrar as coisas que lhe interessam.

Você tem a habilidade de realmente moldar sua nova vida do jeito que achar melhor. Quem sabe você tira suas resoluções de ano novo do papel? Você tem que deixar a tristeza para lá uma hora ou outra, e começar a olhar para esse seu recomeço com uma mentalidade positiva.

Eu sei que é mais fácil falado do que feito. Mas comece fazendo algo que realmente chamou sua atenção, seja ir para um bar legal ou fazer uma tour gratuita na sua cidade.

Eu fiz tudo isso. Fui num desses free walking tours em Bruxelas, participei de uma aula de hip hop aqui perto, fui numa festa da Erasmus e visitei os Musées Royaux des Beaux-Arts de Belgique.

Sua memória dos outros tempos vai continuar existindo

É difícil deixar as coisas que você gosta para trás. Seja se você gosta de postar suas fotos no instagram para se lembrar mais tarde ou se gosta de viver o presente intensamente, você ainda vai ter suas memórias com você. As pessoas que você conheceu, os lugares que viu e até os amores que viveu.

No final das contas, mudanças são positivas

Eu realmente acredito na mudança. Por mais que nossos hábitos sejam difíceis de mudar, tal como nossos pensamentos e opiniões, é completamente possível mudá-los.

Nós temos a capacidade de ver as coisas de uma forma diferente, de mudar nossa opinião sobre as coisas, de começar a gostar de algo que não gostávamos antes. Quando nós mudamos, estamos ficando mais sábios e maduros.

Enquanto fico mais velha, percebo o quanto fica mais difícil passar por mudanças. Mas eu também sei que mudanças são inevitáveis. Então preciso abrir minha mente para crescer e aproveitar as oportunidades (mudanças são oportunidades) ao máximo!

Um exemplo dn minha vida foi a minha mudança para o veganismo. Não foi fácil. Nunca é fácil mudar completamente seu comportamento e hábitos para um que não é completamente entendido pela maioria das pessoas (um que é frequentemente mal-entendido e até menosprezado). Mas é uma mudança que eu precisei passar para finalmente ficar em paz com meus valores.

Então se você está passando por mudanças e precisa começar um novo capítulo na sua vida, tente olhar para isso de uma maneira positiva. Tenha paciência. Essa é a sua chance de se tornar a sua melhor versão, um passo de cada vez. 😉

Você gosta de um desafio? Então leia a versão em inglês desse artigo aqui: Starting over in a new city with the best attitude