5 sites gratuitos para começar a produzir conteúdo para a web

Categorias Blog
produzir conteúdo para web

Você está aí com vontade de criar um blog, conseguir muitos seguidores no instagram, ser famoso no Youtube, publicar um e-book. Você tem muito o que compartilhar e precisa colocar essas ideias no mundo.

Mas por onde começar se você não sabe usar o Illustrator ou criar um site bacana? Como produzir conteúdo para a web e dar o primeiro passo para desenvolver seu próprio projeto?

A verdade é que a internet está cheia de opções muito boas para você desenvolver conteúdos bons, bonitos e cheios de significado. Mesmo que você nunca tenha publicado nada na vida e não entenda nada de cores, o mais importante aqui é dar o primeiro passo. Afinal, agora que você optou por “call the shots”, digamos assim, é preciso enfrentar o medo do desconhecido e começar a testar.

Eu utilizo alguns sites gratuitos para realizar trabalhos como criar imagens para Instagram, capas de vídeo no Youtube, escrever e editar e-books e publicar fotos junto com os textos para blog.

Agora, eu vou compartilhar com você 5 sites gratuitos que eu utilizo para compor meus conteúdos na web. Vamos lá!

1. Canva

Eu conheci o Canva há pouco tempo, antes dele eu usava o PicMonkey. Mas a verdade é que o Canva foi a melhor descoberta do ano para mim. Esse site é tão completo e tão fácil de usar que faz a tarefa de criar imagens diárias para sites e redes sociais algo divertido para caramba.

O Canva foi feito pensando justamente nos produtores de conteúdo para a web, donos de pequenas empresas e start-up, comunicadores como eu e você que precisam publicar mas não tem uma equipe de designers para fazer todo o trabalho pesado.

Por isso, o Canva tem templates editáveis para diversos fins (Instagram, Youtube, Facebook, Blog, Email Marketing, E-book etc). Você tem muita liberdade para experimentar com fontes, fotos, ícones, cores e ilustrações.

Eu uso esse site demais e a versão premium é uma excelente alternativa para quem precisa de mais opções de templates pré-definidos.

2. Pexels

Quem escreve blog sabe a importância de se ter um banco de imagens gratuitos para fins comerciais. No inicio, eu ia muito no Flickr e creative commons para achar imagens. Contudo, me frustrava com a necessidade de pesquisar se cada imagem era gratuita mesmo. Além disso, eu me deparava com muitas imagens com a qualidade baixa e amadoras.

Quem tem um blog, seja da empresa ou de um projeto pessoal, precisa de imagens com qualidade profissional. É por isso que o Pexels é perfeito. No site você encontra uma extensa coleção de imagens gratuitas e de excelente qualidade. Elas estão prontas para baixar e serem utilizadas para fins comerciais. É um alívio poder entrar num site tão fácil de usar e encontrar tantas opções gratuitas. 

3. Instamizer

Quem precisa postar muito no Instagram já descobriu que é preciso AGENDAR! Agendar é chave para você planejar com antecedência o seu trabalho e ficar tranquilo no restante da semana.

O Instamizer é um site gratuito que permite agendar fotos e vídeos para o Instagram  (e ainda enviar para o Facebook se quiser), salvar hashtags que você usa sempre, responder comentários, analisar seu progresso e número de seguidores etc etc.

É um site intuito, mais que o Hootsuite. Fácil de usar e tem tudo o que você precisa para agendar suas publicações do Instagram. Super recomendo!

4. WordPress.org

Todo mundo conhece o wordpress, mas mais do que isso, todo mundo usa o wordpress!! E eu não falo do wordpress.com, eu falo do wordpress.org. Empresas grandes e pequenas utilizam essa plataforma para criar seus sites e blogs.

Não é necessário entender perfeitamente de web coding para mexer com o wordpress, já que você pode utilizar templates prontas e gratuitas para o seu site. Não se engane, o wordpress.org tem muito mais templates do que o wordpress.com e você terá muito mais liberdade com ele. Mas se precisar, com o wordpress.org você terá liberdade para fazer seu site crescer. 

Eu criei este site completamente sozinha, apenas utilizando o santo Google para saber passos como vincular o domínio no wordpress e nos servidores.

Se você quiser criar o seu próprio site utilizando o wordpress, sugiro que entre nesse tutorial da Resultados Digitais. O wordpress é especialmente importante para quem quer ter seu próprio site com domínio próprio.

5. Google Drive

É claro que eu não poderia deixar de falar sobre o Google Drive, que é meu grande parceiro desde que eu tive que fazer parte da vida adulta e produtiva.

Se você ainda utiliza o Outlook (antigo Hotmail) e não migrou para o Gmail, pare agora e vá criar sua continha no Gmail.

O Google Drive é a plataforma “office” do google. Tudo na nuvem, compartilhável e fácil de usar. Você pode criar seus textos maravilhosos e compartilhar com seu parceiro de negócios ou amigos para dar uma olhada ou adicionar conteúdos lá mesmo. Não tem criação extra de documento e nem precisa baixar nada.

Criar sua planilha de planejamento de conteúdo e compartilhar com seu time permite que você tenha muito controle do conteúdo. Não vou nem mencionar as outras facilidades do Google, como o Google Agenda ou o Keep…

Esses sites são os que eu mais uso para escrever, editar, planejar, criar e publicar os conteúdos para a web no meu dia a dia de trabalho. Existem, é claro, outros sites que eu utilizo que compõem a parte da concentração da minha produção de conteúdo, como Spotify Premium, Block & Focus e Coffitivity.

Se você utiliza outros sites para produzir conteúdos para a web com facilidade, compartilha com a gente aqui nos comentários! Adoro conhecer novas opções para otimizar e profissionalizar o trabalho de produção e publicação! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *