3 razões para começar a produzir conteúdo para a web

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Quer produzir conteúdo para a web mas não sabe por onde começar? Então pergunte-se: Para que você pesquisa no Google?

Tal como 90% das pessoas que usam o “pesquisar” do Google, você utiliza essa ferramenta para resolver algum problema. Não se lembra se a frase que está escrevendo leva a com ou sem crase?

Imediatamente, você pesquisa isso no google, clica no primeiro ou segundo site que tem um título que mais se assemelha a sua dúvida, escaneia rapidamente o conteúdo do site até achar a solução para a sua dúvida.

Pronto, agora você pode voltar ao seu afazer ou à escrita do seu texto. É para isso que você e o mundo inteiro usa o Google.E se você, além de pesquisar no Google, optou por compartilhar alguma informação na internet, você está usando seu conhecimento sobre determinado assunto para educar as pessoas que também usam a internet para resolver algum problema, isto é, você é um produtor de conteúdo para a web.

É por isso que existem tantos blogs de pessoas que compartilham receitas de comidas, melhor combinação para roupas, dicas de como deixar o cabelo mais sedoso ou como ser mais feliz. O Google é um ciclo de problema-solução. Algumas pessoas tem perguntas e outras tem a resposta. E é assim que a roda da internet gira.

Pois bem, agora que você finalmente descobriu a internet, por que começar a produzir conteúdo para a web?

1. Inbound Marketing está crescendo

O inbound marketing é o marketing que descobriu como funciona o ciclo problema-solução. Nessa prática, as empresas começaram a entender que elas precisam mais do que fazer propagandas chatas e intrusivas com os dizeres COMPRE MEU PRODUTO, EU SOU MUITO MELHOR QUE A CONCORRÊNCIA BLA BLA BLA.

Sabe por que? Por que todo mundo odeia propaganda. E muitas empresas finalmente perceberam isso! Com o aumento do uso da internet, as pessoas estão vendo menos televisão, comprando menos jornal ou revistas impressos.

Elas simplesmente estão escolhendo a dedo o que querem consumir e bloqueando tudo o que não faz sentindo para elas.

Eu faço isso também e é maravilhoso. Mas as empresas precisam continuar vendendo, sim ou claro? Com o marketing que foca na solução de problemas dos consumidores, as empresas atraem pessoas para o seu site e se transformam em verdadeiros experts no assunto. E o que é melhor, de graça para o leitor!

Ao procurar um assunto no Google e clicar no blog de uma empresa, você não só soluciona aquele seu problema como passa a confiar na pessoa ou empresa que deu a você aquela dica de ouro.

E a partir daí você começa a ter um relacionamento feliz e duradouro com essa empresa até que, quando você piscar o olho, confiará tanto neles que eles serão sua primeira escolha quando tiver que solucionar um problema mais específico e mais difícil de resolver.

Voilà! Concretizou-se a função do inbound marketing!

2. Técnicas para escrever na web não são difíceis

Quem passou pela faculdade de comunicação deve conhecer algumas técnicas de redação. Mas pelo menos a minha experiência com essas técnicas é de que elas pouco servem para a lógica da web, pelo menos no contexto de produção de conteúdo para empresas.

Mas não se assuste, você não precisar jogar tudo o que aprendeu na faculdade fora. O que você pode fazer é colocar mais algumas técnicas de redação no seu repertório.

As empresas precisam criar conteúdo para alimentar seus sites e blogs que informam e educam seus potenciais clientes, que mal sabem que são potenciais clientes. E para isso, elas precisam de gente como eu e você, redatores maravilhosos, talentosos criadores de conteúdo de qualidade.

Mas não pense que não existe uma técnica para escrever para a web. Tudo bem que tem muito blog por aí faz sucesso sem utilizar essas técnicas. Mas não custa nada aumentar suas chances de ranquear no Google, certo?

Um exemplo de técnica que você precisa estar atento é SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização de sites e conteúdos para mecanismos de busca (Google e outros). Ao considerar o SEO ao construir seu texto, você facilita que ele seja achado pelo Google quando uma pessoa estiver fazendo sua pesquisa. Palavras-chave e definição de personas são importantes ao se construir conteúdo para a web.

3. Você pode aprender e se certificar de graça

Outra coisa muito incrível desse mundo é que existem empresas que estão utilizando as técnicas inbound de maneira tão bacana para as pessoas que  você até pode assistir aulas e se certificar de graça e online.

O Hubspot e o Rock Content, por exemplo, têm certificações para redatores que buscam entender mais sobre técnicas de redação para marketing de conteúdo.

Não só você se certifica mas aprende mais sobre como produzir conteúdo para a web e começa a entender sobre os pormenores do inbound marketing.

Acredito que, para os comunicadores que desejam ampliar sua formação para além das técnicas que se ensinam na universidade, vale muito a pena estar atento à esse tipo de oportunidade.

O mais legal dessas informações estarem disponíveis é que você pode não só aplicá-los na empresa que já trabalha. Você pode também optar por aplicar em outras partes da sua vida e até tirar aquele seu lado empreendedor da gaveta e começar a investir nos seus próprios projetos. Por que não?

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